Home office, crianças em casa sem aula e mudanças de hábitos forçadas pela pandemia impactaram diretamente o consumo de alimentos frescos no Brasil. A Benassi São Paulo, uma das maiores facilitadoras de hortifruti do País, registrou crescimento de, aproximadamente, 10% na demanda por frutas, legumes e verduras nos pontos de venda em que atua no modelo de gestão compartilhada, como é o caso da Rede Coop, por exemplo.
Além disso, a procura por frutas cítricas manteve-se alta mesmo quando temperaturas mais amenas foram registradas. “A preocupação em manter uma boa imunidade e o aumento do número de refeições em casa impactaram o varejo positivamente”, explica Bruno Benassi, diretor Comercial da empresa. “Agora a aposta é na retomada dos atacadistas e atacarejos, uma vez que bares, restaurantes e hotéis estão praticando um plano de reabertura. Estimamos que esse crescimento seja sentido já nos próximos meses”, completa do executivo.
Em linha com a percepção de mercado da Benassi São Paulo, a Nupens – USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), apresenta estudo recente sobre as mudanças no comportamento de consumo dos brasileiros. Segundo os pesquisadores, o consumo frequente de comida caseira e fresca subiu de 40,2% para 44,6% quando analisamos frutas, hortaliças e feijão.Tendência que deve se manter, ao menos, até o fim deste ano.